Foto 1: Reunião da Rede OTICS-Rio com o Secretário Municipal de Saúde do RJ, Daniel Soranz, na 1ª etapa da pesquisa PaqueTá Vacinada.
A Rede de Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS-Rio) está apoiando todas as etapas do Projeto de Pesquisa PaqueTá Vacinada, uma ação da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem como objetivo analisar os efeitos da vacinação em massa e a segurança do imunizante tanto para pessoas vacinadas como não vacinadas, como as crianças/adolescentes menores de 12 anos.
Foto 2: Álvaro Rossi e Luiz Felipe Pinto dando orientações aos voluntários na 1ª etapa da pesquisa PaqueTá Vacinada.
Na 1ª etapa da campanha que ocorreu durante os dias 17,18,19 e 20 de junho em 4 pontos da Ilha de Paquetá: Parque Darke, Iate Clube, CMS Manoel Arthur Villaboim e Casa de Artes de Paquetá. A Rede OTICS-Rio apoiou toda produção do evento, deu instruções para os voluntários e suporte à toda população durante a vacinação e coleta de sangue, para jovens e adultos a partir de 18 anos, e teste rápido IGM/IGG + inquérito epidemiológico, para crianças e adolescentes menores de 18 anos.
Foto 3: Criança que participou da repescagem para realização de teste IgM/IgG + inquérito epidemiológico na 1ª etapa da pesquisa PaqueTá Vacinada
No dia 24 de junho foi realizada a repescagem de teste Rápido IgM/IgG + inquérito epidemiológico de adolescentes na Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo e integrantes da Rede OTICS-Rio estiveram presentes novamente para apoiar toda produção do evento e dar suporte no preenchimento das fichas de autorização de responsáveis.
A etapa de finalização da vacinação de adultos e adolescentes de Paquetá ocorreu no dia 15 de agosto, com a participação do Secretário Municipal de Saúde do RJ, Daniel Soranz, a Secretária Municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, diversos profissionais e voluntários da saúde.