O 4º Ciclo de Debates da SUBPAV realizado no dia 10 de março de 2021 trouxe à discussão os Desafios no controle da tuberculose: o impacto da pandemia COVID-19 no cuidado e estratégias inovadoras para captação e adesão ao tratamento. No encontro foram apresentados o panorama da tuberculose no município do Rio de Janeiro e os desafios nas ações para o controle de tuberculose durante a pandemia da COVID-19.
O evento contou com a programação:
14:00h – Panorama atual da tuberculose no município do Rio de Janeiro e os desafios durante a pandemia do Coronavírus (Ana Paula F. Barbosa – S/SUBPAV/SAP/Gerência de Doenças Pulmonares Prevalentes).
14:20h – Desafios da adesão ao tratamento de Tuberculose (Emerson Elias Merhy – Médico, Pesquisador, Professor, Doutor em Saúde Coletiva – UFRJ).
15:20h – Relato de experiências da rede:
1. Captação de Sintomáticos Respiratórios (Enf. Fernando Rodrigues – CF Anna Nery AP 3.2).
2. Tratamento Diretamente Observado por vídeo chamada (ACS Tatiane e Maria de Fátima – CF José de Paula Lopes Pontes AP 5.2).
15:40h – Dúvidas e perguntas
Os objetivos gerais deste ciclo foram sensibilizar os profissionais da rede para ações de controle da tuberculose objetivando a captação e adesão ao tratamento da doença; valorizar a possibilidade da coinfecção da COVID 19 e Tuberculose; melhorar a atenção aos cuidados dos casos de tuberculose, mesmo durante a pandemia do COVID-19 e incentivar o uso de novas ferramentas para o acompanhamento dos casos de tuberculose.
Acesse aqui o link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=WOvUhGG4c5U&t=79s