5º Ciclo de Debates da SUBPAV

No 5º Ciclo de Debates da SUBPAV realizado no dia 24 de março de 2021 foi abordado o tema “Boas práticas para redução da mortalidade materna: planejamento reprodutivo e manejo das gestações indesejadas”, tendo em vista o aumento expressivo do número de óbitos maternos no ano de 2020, sobretudo em decorrência de complicações da COVID-19, tais como a Síndrome respiratória Aguda Grave e o tromboembolismo pulmonar.

 

Integrantes da mesa do 5º Ciclo de Debates

O evento contou  com a programação: 

14:00-14:20h: Introdução à temática, conceitos, importância da investigação e breve panorama do Brasil e do Mundo. (Lívia Câmara – Gerência da área técnica de Saúde da Mulher – S/SUBPAV/SAP/CCV/GSM).

14:20-14:50h: Mortalidade Materna: série histórica, perfil das mulheres e das gestações, georreferenciamento e a importância da investigação (Carlos Alvarenga – Gerência Técnica de Dados Vitais – S/SUBPAV/SVS/GIE).

14:50-15:00: Debate

15:00 – 15:15h:  Experiência da CF Estivadores na inserção de DIU durante a Pandemia (Lucas Galhardo –  RT Médico CAP 1.0). Acesse aqui o slide da apresentação:

15:15h às 15:30h: Planejamento reprodutivo no contexto da Pandemia  (Letícia Lourenço – Apoiadora Linha de Cuidado Saúde da Mulher – CAP 3.1).

15:30-15:45h: Abordagem da gestação indesejada (Paula Carneiro – Enfermeira, Coordenadora da Coordenadoria Geral de Atenção Primária 3.2).

15:45 – 16:00h: Dúvidas e Discussão

Os objetivos gerais deste ciclo foram entender a importância da investigação dos óbitos maternos no território; discutir dados sobre Mortalidade materna no contexto do Município do Rio de Janeiro, propor um debate sobre a reflexão da nossa prática clínica e sua relação com as boas práticas para redução da mortalidade materna; visibilizar exemplos de boas práticas adotadas no território relacionadas ao Planejamento Reprodutivo no contexto da pandemia do novo coronavírus e propor uma reflexão sobre o papel da equipe, dos gestores e da Rede de Atenção à Saúde frente ao Manejo das gestações indesejadas.

Acesse aqui o link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=lvgqpliFrdg&t=121s