AP 3.1 é a pioneira na redivisão de microáreas

Trabalhar em equipe significa somar diferentes habilidades a favor de um propósito comum. É com esta filosofia que a Rede OTICS-Rio tem trabalhado para atualização dos Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária em Saúde (CEMAPS), unindo competências técnicas da nossa equipe e a expertise territorial dos Agentes Comunitários e Enfermeiros dos Centros Municipais de Saúde (CMS) e Clínicas da Família (CF) para redivisão de seis microáreas da Estratégia de Saúde da Família.

Para realização deste trabalho a Rede OTICS-Rio está realizando oficinas de capacitação em Google Earth Pro para as Áreas de Planejamento (AP) 3.1, 3.3, 5.1 e 5.3 e nesta quinta-feira, 9 de dezembro, a AP 3.1 foi a pioneira a concluir a formatação de seus mapas, após aproximadamente 70 oficinas aplicadas dividas em duas fases.

“A importância de ter o mapeamento correto e de fácil acesso para o usuário, contribui na organização das equipes, fazendo com que o usuário saiba qual é a sua equipe de referência. A OTICS-Rio teve um papel primordial, auxiliando neste processo de conclusão e confecção dos mapas, realizando as delimitações entre as equipes”. Aponta a Gerente da Clínica da Família Felippe Cardoso, Tamiris Linhares.

“Receber novamente mais uma microárea como era antes é muito importante tendo em vista as vulnerabilidades sociais do território, fazendo com que o Agente Comunitário de Saúde tenha menos usuários em sua microáreas, podendo dar maior assistência”. Ressalta a Agente Comunitário de Saúde da Equipe Grotão, Luciana Freiman.

Segue abaixo a demarcação das seis microáreas da AP 3.1:

Agradecemos a todos envolvidos no desempenho desta atividade e em especial a Rede de Estação Penha por ser a primeira a concluir a redivisão das seis microáreas.