AP 5.1 finaliza a construção de seus mapas alcançando o objetivo de redividir seis microáreas por equipe. Resultado da dedicação e do trabalho em conjunto desenvolvido pela OTICS Bangu, os Agentes Comunitários de Saúde e os Enfermeiros dos Centros Municipais de Saúde (CMS) e Clínicas da Família (CF).
Durante as oficinas de capacitação foi discutido as particularidades do território e parâmetros para definições das equipes por microáreas. Na ocasião também foram dadas orientações quanto ao uso da ferramenta Google Earth Pro.
“Com a conclusão dos mapas o traçado das seis microáreas otimizará o trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Poderemos prestar uma atenção maior as famílias e uma assistência de excelência. Em algumas unidades o aumento de equipes será necessário, pois devemos observar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que fala sobre o número máximo de pessoas a serem acompanhadas por cada ACS. Em relação a contribuição da OTICS foi e é de grande importância, pois nos orientou na criação divisão e elaboração dos mapas (microárea), nos dando com isso um rápido retorno para a conclusão dos mesmos”. Afirma o Agente Comunitário de Saúde da Clínica da Família Rosino Baccarini, Ronaldo Moreira.
Segue abaixo a demarcação das seis microáreas da AP 5.1: