AP 5.3 finaliza a construção de seis microáreas

A OTICS Rio visando dar o suporte a organização geográfica das áreas de planejamento (AP) do município do Rio de Janeiro, através do sistema de geoprocessamento, realizou as oficinas do software o Google Earth Pro para as equipes de saúde da Família do Rio de Janeiro na área programática 5.3 que corresponde aos bairros de Santa Cruz, Paciência, Sepetiba e que contém vinte e cinco unidades com Saúde da Família. Foram realizadas trinta oficinas com cerca de quatrocentos profissionais entre eles agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância em saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e gestores.

Para o Gerente da Clínica da Família Edson Abdalla, Rafael Gamboa, “a redivisão da área e finalização dos mapas, será um facilitador para nosso fluxo de trabalho, onde as microáreas ficarão mais curtas o que permitirá uma melhor cobertura e contato mais constante com o usuário do nosso serviço. Melhor acompanhamento e com respostas mais rápidas em casos como tuberculose, novas gestantes no território, entre outros grupos de riscos como os Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) descompensadas que as vezes relutam a buscar atendimento”.

“A finalização dos mapas para os Agentes Comunitários é de grande importância, pois uma área bem dividida e delimitada faz com que o nosso processo de trabalho ocorra com mais qualidade no atendimento dos nossos assistidos. E com essa divisão ocorre a melhora do nosso vínculo com as famílias, o trabalho se torna mais preciso em todos aspectos, destacando: um olhar mais atento na identificação de famílias mais vulneráveis, grupos de riscos, como gestantes, hipertensos e diabéticos. A OTICS nos ajudou a ter um olhar mais atento nessa divisão e deu todo suporte nesse processo como um todo”. Afirma a Agente Comunitário de Saúde, Vanessa Flores.