Integrantes da OTICS-Rio promoveram vinte e duas oficinas de territorialização na Área de Planejamento (AP) 3.2 com gerentes, agentes comunitários de saúde (ACS) e enfermeiros de Centros Municipais de Saúde (CMS) e Clínicas da Família (CF): CF Herbert de Souza, CF Sérgio Nicolau Amin, CF Luiz Célio Pereira, CF Olga Pereira Pacheco, CF Amélia dos Santos Ferreira, CF Erivaldo Fernandes Nóbrega, CMS Rodolpho Rocco, CF Bibi Vogel, CMS Antenor Nascentes, CMS Tia Alice, CF Bairro Carioca, CF Barbara Starfield, CF Izabel dos Santos, CF Cabo Edney Canazaro de Oliveira, CMS Renato Rocco, CMS Ariadne Lopes de Menezes, CMS Cesar Pernetta, CMS Dr. Carlos Gentile de Mello, CMS Eduardo Araújo V. Leite, CMS Milton Fontes Magarão, CF Emygdio A. C. Filho e CF Anthidio D. da Silveira.
As capacitações tiveram como objetivo a redividisão de seis microáreas por equipe para compor os Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária em Saúde do Município do Rio de Janeiro (CEMAPS-RJ) no 2º semestre de 2022 junto com todas as outras áreas do município do Rio de Janeiro.
A atividade contou com apoio dos colaboradores da OTICS-Rio, Andressa Brum, Andressa Sales, Carolina Mott, Fabiane Muniz, Luana Gomes e Vinicius Batista em conjunto com os representantes da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (3.2) André Gonçalves, da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), Flávio Augusto, Divisão de Ações Programas de Saúde (DAPS) e Wilson César, Divisão de Informação Controle e Avaliação (DICA).
“Durante a oficina de territorialização eu aprendi a analisar o mapa da minha área e a mexer na ferramenta Google Earth. Desenvolvi uma visão mais ampla sobre a divisão de trabalho da minha equipe e a dos outros Agentes Comunitários também”. Apontou Valdenice Cerqueira, Agente Comunitário de Saúde da CF Anthidio Dias da Silveira.
“Eu já tinha aprendido a utilizar a ferramenta Google Earth em uma outra oficina ministrada pela OTICS-Rio. Foi muito importante participar novamente desta atividade para que eu pudesse relembrar, pois tinha muito tempo que não a usava. Agora pretendo passar o que aprendi para os novos Agentes Comunitários de Saúde que chegarem na minha unidade”. Relatou Jussara Ferreira, Agente Comunitário de Saúde da CF Anthidio Dias da Silveira.
Confira abaixo os principais momentos das oficinas: