A AP 1.0 finalizou a redivisão de 6 microáreas por equipe. O trabalho foi desenvolvido por gerentes, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Centros Municipais de Saúde (CMS) e Clínicas da Família (CF) com apoio dos colaboradores Gustavo Ferreira e Vinicius Batista da OTICS-Rio.
A atividade contou com a participação de 17 unidades de saúde, dentre elas:
CF Dona Zica, CF Estácio de Sá, CF Estivadores, CF Fernando Antônio Braga Lopes, CF Medalhista Olímpico Maurício Silva, CF Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Souza, CF Nélio de Oliveira, CF Sérgio Vieira de Mello, CMS Oswaldo Cruz, CMS Ernani Agrícola, CMS Ernesto Zeferino Tibau Júnior, CMS José Messias do Carmo, CMS Manoel Arthur Villaboim, CMS Marcolino Candau, CMS Salles Netto, CSE Lapa e CSE Sao Francisco de Assis.
“Através das oficinas de territorialização foi possível a identificar problemas de saúde da população, criar vínculo entre os ACS e usuários. O que facilita as ações do processo de trabalho de promoção e prevenção de saúde, permite a identificação das prioridades de problemas e assim um direcionamento melhor e mais efetivo nas ações incluindo o conhecimento dos aspectos geográficos,sociais econômicos e ambientais entre outros para uma possível parceria intersetorial”. Afirmou a Gerente Técnica Administrativa da CF Estácio de Sá, Celly Varga.
“A OTICS foi de grande valia para essa redivisão, nos auxilou a visualizar o macroterritório com a ferramenta Google Earth. É o suporte necessário para a redivisão do território em cada microárea”. Ressaltou a ACS do CMS Salles Netto, Rosecleide.
Segue abaixo a demarcação das seis microáreas de cada unidade da AP 1.0: