O 7º Ciclo de Debates da SUBPAV foi realizado no dia 18 de maio de 2022 e trouxe como temática ‘A Puericultura e os agravos comuns na infância: um enfoque apoiado em evidências’. Com objetivo de abordar o cuidado integral à criança pela Estratégia Saúde da Família (ESF), considerando que as evidências científicas apontam que os investimentos nos primeiros anos de vida possibilitará a redução das desigualdades em saúde, com impacto positivo no desenvolvimento global da criança. O evento foi promovido pela Gerência da Área Técnica de saúde da Criança e do Adolescente, com foco em Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Programação do Ciclo:
14:00h – Abertura
14:20h – Práticas Ampliadas de Puericultura – A História de Júlia na APS. Fernanda Cruz – Gerente da área técnica de Saúde da Criança e Adolescente –
SUBPAV/SAP/CCV/GATSCA.
15:30h -Unidade Amiga da Primeira Infância – UAPI – O que precisamos saber sobre esta experiência.
Luciana Phebo – Coordenadora do Unicef para o Território Sudeste e para o Rio de Janeiro.
15:50h – Dúvidas
Os principais objetivos da sessão temática foram:
– Discutir o acompanhamento integral da criança e do adolescente, na Atenção Primária à Saúde, embasado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.
– Abordar o cuidado longitudinal da criança e do adolescente, desde o pré-natal até a idade adulta, pela APS.