O 9º Ciclo de Debates da SUBPAV foi realizado no dia 29 de junho de 2022 e trouxe como temática ‘O que precisamos saber para o cuidado integral da população LGBTI+ na APS’. Com objetivo de discutir os desafios que abarcam o cuidado integral da população LGBTI+ e envolvem uma mudança paradigmática, em um cenário onde não é garantido o uso do nome social, onde perpetuam práticas discriminatórias nos serviços de saúde, onde permanecem as dificuldades dos profissionais em abordar as questões de orientação sexual e identidade de gênero, culminando no afastamento desta população dos serviços de saúde e na atenção não qualificada às suas vulnerabilidades. O evento foi promovido pela Superintendência de Integração de Áreas de Planejamento (SIAP), Superintendência de Atenção Primária (SAP), Superintendência de Promoção da Saúde (SPS), Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS) e Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde do Rio de Janeiro (OTICS).
Programação do Ciclo:
14:00h – Abertura
14:15h – Desafios para o cuidado integral e humanizado da população LGBTIA+.
Daniela Murta, Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva, Assessora Técnica da Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual e da Superintendência de promoção da Saúde
14:45h – Projeto Garupa
Lua Arruzo, Agente Promotora de Cidadania do Projeto Garupa
15:00h – Diversidades sexual e de gênero no cotidiano da APS.
Átila Mourão Lima, Médico de Família e Comunidade do CMS Salles Netto, Preceptor do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da UERJ.
Lourenço Barros de Carvalho Pereira, Médico de Família e Comunidade do CMS Hélio Pellegrino, Preceptor do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da UERJ.
16:00h – Relato de Experiência: Projeto Arco-Íris. Cuidado integral LGBTI+ na Cap 3.2.
Rita Helena Borret (Mestre em Saúde Pública, Doutoranda em Saúde Pública pela ENSP, Médica de
Família e Comunidade na CF Anthidio Dias da Silveira AP 3.2).
Anderson Martins da Rocha (Médico de Família e Comunidade, Rt Médico da CF Anthidio Dias da
Silveira AP 3.2)
16:20h- Dúvidas
Os principais objetivos da sessão temática foram:
– Garantir a ampliação do acesso e assistência qualificada à população LGBT,
– Discutir as necessidades em saúde da população LGBTI+;
– Conhecer as barreiras de acesso para o cuidado;
– Apresentar os efeitos da LGBTIfobia;
– Conhecer as especificidades do cuidado, sendo uma delas a harmonização.