O câncer está em primeiro lugar na lista de causas de morte por doença em crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil, mas com o diagnótico precoce aumentam as chances de cura e controle da doença, conforme aponta a cartilha do Instituto Desiderata (2021).
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu a capacitação Unidos pela Cura em parceria com o Instituto Desiderata aos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) do município do Rio de Janeiro, para abordar medidas de prevenção, diagnóstico e cuidado para a saúde de crianças e adolescentes. A atividade ocorreu nesta quarta, 17/08, durante a parte da manhã no auditório Barbara Starfield da OTICS Sede e contou com cerca de 50 profissionais da rede.
“Qualificar profissionais da APS para realizar o dignóstico precoce é muito importante, pois é este profissional que está no território, conhece as famílias e está vinculado a comunidade. Até o momento já fizemos a capacitação aqui na 1.0, na 2.1,2.2 e 5.3, mas temos previsão de fazê-la em todas as áreas de planejamento do município do Rio. O curso também é ofertado de modo remoto para profissionais do todo estado do Rio. Além disso outros cursos na área da oncologia e obesidade já está programados”. Relatou o Coordenador de Ensino do Instituto Desiderata, Phillipe Rodrigues.
Clique no link abaixo para acessar os cursos ofertados pelo Instituto Desiderata:
https://desiderata.org.br/cursos/

