16º Ciclo de Debates da SUBPAV

O 16º Ciclo de Debates da SUBPAV foi realizado no dia 19 de outubro de 2022 e trouxe como discussão “A finitude da vida sob a perspectiva dos cuidados na Atenção Primária à Saúde”. O evento teve como objetivo de trazer à luz a discussão sobre um tema desafiador do ponto de vista do cotidiano na APS, mas fundamental para a integralidade do cuidado nesse nível de atenção.

A atividade foi promovida pela Superintendência de Integração de Áreas de Planejamento (SIAP), Programa de Residência de Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) e Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC).

O cuidado em saúde de pessoas em fim de vida tem se tornado cada vez mais frequente nos serviços de saúde. Este fenômeno está diretamente associado pelo envelhecimento progressivo da população e do aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas, como neoplasias, demência, insuficiência cardíaca, dentre outras.

Programação do Ciclo: 

14:00 – Abertura
Larissa Cristina Terrezo Machado – Superintendente de Integração das Áreas de Planejamento.

14:10 – O nascer, o viver e o morrer no território: os cuidados paliativos pela APS
Alexandre Monteiro Crescencio – Médico de Família e Comunidade; pós graduado em Cuidados Paliativos; preceptor Programa de Residência de Medicina de Família
e Comunidade na CF Assis Valente AP 3.1.
Letícia Vieira Lourenço – Coordenadora pedagógica do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da SMS Rio

15:15 – Morte e luto na APS
Maria Clarissa Santos da Silva – Médica de Família e Comunidade; especialista em Cuidados
Paliativos; preceptora Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade na CF Assis
Valente AP 3.1.

15: 40 – Atenção ao óbito na APS: contextos e aspectos legais e éticos
Ana Carolina da Cunha Barbosa – Médica de Família e Comunidade; médica responsável técnica na
CAP 5.2.

16:10 – Dúvidas e perguntas