Aula PREFC: Comunicação de notícias difíceis no contexto da APS e Plano de Parto

Aula PREFC: Comunicação de notícias difíceis no contexto da APS e Plano de Parto

Na aula do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC), ocorrida nesta terça-feira, 05/05, no Auditório Barbara Starfield da OTICS Sede, foi realizada uma aula com a temática comunicações de notícias difíceis no contexto da atenção primária. A aula foi ministrada por Daniel Espírito Santo, professor e enfermeiro que atua principalmente nos seguintes temas: Cuidado Paliativo, Oncologia e Gerontologia.

Comunicações de notícias difíceis são informações que podem ser difíceis de entender ou lidar emocionalmente para pacientes, familiares e cuidadores. Na atenção primária, isso pode incluir diagnósticos de doenças graves, prognósticos desfavoráveis ou morte de um ente querido. É importante que os profissionais de saúde forneçam informações precisas e claras, ofereçam apoio emocional e sejam sensíveis às necessidades individuais dos pacientes.

Na parte da tarde do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) o tema abordado foi plano de parto, e foi ministrada por Paula Carneiro, coordenadora da área programática (AP) 3.2.

Um plano de parto é um documento que descreve as preferências e desejos de uma mulher em relação ao parto e ao nascimento do seu filho. Ele pode incluir informações sobre o local do parto, métodos de alívio da dor, posições para o parto, procedimentos médicos, amamentação e a presença de acompanhante. É uma forma de empoderar a mulher durante o processo do parto, permitindo que ela tenha voz ativa e decisão na experiência do nascimento do seu filho. É importante lembrar que o plano de parto é um guia flexível e negociável, que pode ser ajustado de acordo com as necessidades da gestante e do bebê.