Qualificação em saúde sexual e planejamento reprodutivo – CAP 1.0 (DAPS – Linha de Cuidados de Saúde da Mulher)

Hoje, dia 15/05, no auditório Auditório Barbara Starfield da OTICS Sede foi realizada a Qualificação em Saúde Sexual e Planejamento Reprodutivo (DAPS – Linha de Cuidados de Saúde da Mulher).

A qualificação em saúde sexual e planejamento reprodutivo refere-se ao conjunto de conhecimentos e habilidades necessários para fornecer serviços de saúde relacionados à sexualidade humana, contracepção, reprodução e planejamento familiar. Essa área abrange uma ampla gama de questões apresentadas e relacionadas à saúde sexual e reprodutiva.

A qualificação em saúde sexual e planejamento reprodutivo envolve um entendimento aprofundado dos processos reprodutivos e do funcionamento do sistema reprodutivo masculino e feminino. Isso inclui o conhecimento sobre o ciclo menstrual, a fertilização, a concepção, a gravidez, o parto e os cuidados pós-parto.

Os profissionais devem estar aptos a fornecer aconselhamento adequado sobre questões relacionadas à sexualidade humana, como orientação sexual, identidade de gênero, práticas sexuais seguras, prevenção de abandono sexualmente transmissíveis (ISTs) e promoção da saúde sexual.

O treinamento em saúde sexual e planejamento reprodutivo é essencial para que os profissionais possam abordar as necessidades e preocupações dos indivíduos de forma sensível, empática e livre de julgamentos. Isso inclui a capacidade de discutir assuntos íntimos e delicados, como disfunção erétil, problemas de fertilidade, gravidez indesejada, aborto, violência sexual e outras questões relacionadas à saúde sexual e reprodutiva.

Além disso, a qualificação em saúde sexual e planejamento reprodutivo também está relacionada à promoção da educação sexual abrangente. Isso envolve fornecer informações precisas e evidências em evidências sobre anatomia e fisiologia sexual, prevenção de ISTs, métodos contraceptivos, consentimento, relacionamentos saudáveis ​​e habilidades de comunicação.