Aula (MPAPS) – Determinantes e determinação social da saúde e vulnerabilidade no campo social da saúde.

A aula do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (MPAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz realizada nesta quinta-feira, 18/05 foi realizada no auditório Barbara Starfield da OTICS Sede.

A aula foi sobre Determinantes e determinação social da saúde, vulnerabilidade no campo social da saúde, contou com a presença da Leticia Batista, pesquisadora da FIOCRUZ (ESPJV) – Escola politécnica Joaquim Venancio.

Os determinantes sociais da saúde (DSS) são fatores sociais, econômicos e políticos que influenciam a saúde das pessoas. Eles incluem a distribuição de renda, a educação, a ocupação, o gênero, a etnia e o acesso a serviços de saúde. A determinação social da saúde amplia esse conceito e reconhece que a saúde é moldada por fatores estruturais e sistêmicos, além do controle individual.

A vulnerabilidade no campo social da saúde refere-se à maior suscetibilidade de certos grupos sociais a condições de saúde adversas devido a desigualdades estruturais. Grupos vulneráveis podem incluir pessoas de baixa renda, minorias étnicas, migrantes, populações indígenas, entre outros. Esses grupos enfrentam barreiras no acesso a serviços de saúde e condições sociais que afetam sua saúde. Abordar os DSS e a determinação social da saúde requer políticas e intervenções que visem reduzir as desigualdades sociais e promover condições de vida saudáveis para todos. Isso envolve ação em vários setores, como saúde, educação, habitação e trabalho, visando melhorar a saúde e reduzir as disparidades.