Programa Saúde Com Agente (ACE) – CAP 5.2

Em 13 de junho, ocorreu uma nova aula presencial do curso “Saúde com Agente” no Auditório da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, ministrada pela preceptora Mariana Salazar Pessoa com a participação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da área programática 5.2.

Curso técnico – Agente de Combate às Endemias

O curso técnico “Agente de Combate às Endemias” é fruto de uma parceria entre a UFRGS, o Ministério da Saúde e o Conasems. Ele oferece o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Trata-se de um curso de nível técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, que será ministrado em um formato híbrido, com atividades de educação a distância (EAD) e atividades práticas presenciais. Os alunos contarão com tutores durante as atividades teóricas e preceptores durante as atividades práticas.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o país que estão exercendo suas funções profissionais e cujos municípios de atuação aderiram ao EDITAL SGTES/MS Nº 2, DE 28 DE JANEIRO DE 2022 poderão participar do curso.

Os objetivos do curso são:

  • Realizar o diagnóstico das condições de vida e saúde da população do território de atuação, em colaboração com profissionais da atenção básica.
  • Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território.
  • Promover ações de promoção e prevenção da saúde dos indivíduos e famílias, seguindo a lógica da vigilância em saúde.
  • Desenvolver o trabalho da Vigilância em Saúde com uma abordagem interdisciplinar e global.
  • Utilizar estratégias para mobilizar a comunidade e estimular a participação nas políticas públicas relacionadas à saúde e educação.

Saiba mais em: https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.