Aula MPAPS: Planejamento e gestão na atenção primária

A aula do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (MPAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz foi realizada nesta quinta-feira, 29/06, no auditório Barbara Starfield da OTICS Sede. Dando continuidade ao módulo: Planejamento e gestão na atenção primária. A atividade foi ministrada pela professora: Vanessa Costa.

 

 

O planejamento e a gestão na atenção primária são essenciais para garantir a eficiência e qualidade dos serviços de saúde prestados nesse nível de cuidado. Algumas etapas-chave incluem a avaliação das necessidades de saúde da população, estabelecimento de metas e objetivos, desenvolvimento de um plano estratégico, organização dos serviços, gestão de recursos humanos, monitoramento e avaliação, participação comunitária e integração com outros níveis de cuidado. Esses elementos contribuem para o aprimoramento contínuo e a coordenação efetiva da atenção primária à saúde.

 

 

Dando continuidade a aula Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (MPAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz  agora a tarde, foi realizada atividade com o tema: Plano de ação para reduzir a mortalidade materna no município

 

 

Para reduzir a mortalidade materna em um município, é necessário implementar um plano abrangente. As medidas incluem melhorar o acesso aos serviços de saúde pré-natal, promover a educação em saúde materna, melhorar a qualidade do atendimento obstétrico, estabelecer protocolos de emergência, fortalecer o sistema de referência e contrarreferência, melhorar o registro e análise de dados, envolver a comunidade, investir em pesquisa e inovação, e monitorar e avaliar o progresso. O plano deve ser adaptado às necessidades e recursos locais, visando reduzir as complicações e garantir cuidados adequados durante a gravidez e parto.