7º Ciclo de Debates da SUBPAV 2024 

UTILIDADE PÚBLICA:

7º Ciclo de Debates da SUBPAV 2024 foi realizado no dia 24/07, na sala de podcast da OTICS-Rio PARN, e trouxe como temática ‘ A coordenação do cuidado e as doenças crônicas não transmissíveis’. A atividade contou com a organização da Superintendência de Integração de Áreas de Planejamento (SIAP) e participação dos profissionais envolvidos na assistência das unidades de Atenção Primária, Atenção Primária Prisional, Consultório na Rua e da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS). O objetivo da atividade foi discutir a importância da coordenação do cuidado na gestão das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária à Saúde (APS) do município do Rio de Janeiro; analisar e refletir sobre práticas atuais de coordenação do cuidado, identificando pontos fortes e áreas de melhoria para a APS carioca e refletir sobre a coordenação do cuidado articulado com os atributos da Atenção Primária Carioca.

Conteúdo Programático:

15:00h – BLOCO 1:

Emanuelle: Como podemos fortalecer a coordenação do cuidado na Atenção Primária à Saúde para enfrentar os desafios das Doenças Crônicas Não Transmissíveis?
Angela: Análise dos conceitos de doenças crônicas e dos atributos essenciais da APS, com ênfase na coordenação do cuidado e na importância de uma rede de atenção à saúde integrada.
Análise da coordenação do cuidado como uma estratégia central na APS para gerenciar DCNT, destacando avanços alcançados, indicadores, treinamentos realizados e principais desafios enfrentados.
Emanuelle: Quais os desafios mais comuns na coordenação do cuidado para pacientes com doenças crônicas não transmissíveis? Como podem ser superados e quais estratégias eficazes?

15:30h – BLOCO 2:

Emanuelle: Quais as recomendações e compromissos para aprimorar a coordenação do cuidado em DCNT no Rio de Janeiro?
De que forma a coordenação do cuidado de pessoas com doenças crônicas pode melhorar o serviço de saúde nos próximos anos?

16:30h – BLOCO 3:

Feedback dos ouvinte.
Respostas aos comentários enviados pelo chat.