4º Ciclo de Debates da SUBPAV 2025

O 4º Ciclo de Debates da SUBPAV foi realizado em formato remoto nesta quarta, 16 de abril de 2025, na sala de podcasts da OTICS-Rio Sede e trouxe como temática ‘Estratégias de Acolhimento e Cuidado: diferentes tipos de família e acesso à saúde’. A atividade contou com a organização da Superintendência de Integração de Áreas de Planejamento (SIAP) e apoio da Superintendência de Promoção da Saúde (SPS) e a Grupo Gestor Especial da Saúde da População Negra (GGESPN). Teve como objetivo abordar a inclusão e a adaptação do sistema de saúde a diferentes contextos familiares, enfatizando a importância de estratégias personalizadas e sensíveis às diversas realidades dos indivíduos e suas famílias, visando garantir o acesso equitativo e a qualidade dos serviços de saúde respeitando suas especificidades e necessidades. A conversa foi conduzida pela Superintendente de Integração de Atenção Primária (SIAP), Emanuelle Correa e contou com a participação da Assessora Técnica do GGESPN, Cristiane Teixeira da Silva Vicente e das Apoiadoras Técnicas da SPS, Daniela Murta da saúde da população LGBTQIAPN+ e Fabiana Chicralla de migrantes e refugiados.

Conteúdo Programático: 

15:00h – Abertura (5 min)
Apresentação: Emanuelle Correa, Superintendente de Integração Atenção Primária (SIAP)
– Apresentação do tema e dos participantes
– Importância do tema para a saúde pública e os serviços da APS (Contextualizar sobre a interseccionalidade)
– Abordagem da inclusão e a adaptação do sistema de saúde a diferentes contextos familiares, enfatizando a importância de estratégias personalizadas e sensíveis às diversas realidades dos indivíduos e suas famílias, visando garantir o acesso equitativo e a qualidade dos serviços de saúde respeitando suas especificidades e necessidades.

15:05h – BLOCO 1: GGESPN (40 min)
Apresentação: Cristiane Teixeira da Silva Vicente – Assessora Técnica do GGESPN
– Contextualização do cuidado e acolhimento a essas Famílias Negras (Mães solo e figura das avós maternas nesse contexto): reconhecimento da relevância das mães solo e das avós maternas como figuras centrais no cuidado familiar, especialmente em contextos de vulnerabilidade, levando em conta as necessidades específicas dessas famílias e buscando garantir um suporte integral e sensível aos diferentes arranjos familiares.
– Apresentação do 1º Vídeo: Silviane Ramos Lopes da Silva – “A Mulher Negra e Quilombola”.
– Fechamento do Bloco: Apresentação do 2º Vídeo – Imã Ihtsham Ahmad Moman – Líder Mçulmano.

15:45h – BLOCO 2: SPS (40 min)
Apresentação: Daniela Murta e Fabiana Chicralla.
– Famílias LGBTQIA+
– Famílias Migrantes e Refugiados
– Vídeo ao final da apresentação “Migrantes e Refugiados”: Verónica – Estudante Migrante Panamenha

16:30h BLOCO 3: Encerramento (5 min)
Apresentação: Emanuelle Correa e os facilitadores.
-Perguntas e Sugestões
-Considerações Finais