Nesta sexta-feira, 17 de outubro, celebramos um marco especial: os 15 anos da Rede de Estações OTICS-Rio e os 2 anos da estação OTICS-Rio Souza Aguiar. Mais do que uma data comemorativa, este momento foi uma verdadeira homenagem a todos os profissionais que constroem, dia após dia, a história e o legado deste projeto, pessoas que acreditam no SUS, na saúde pública de qualidade e no poder transformador do trabalho em rede.

O evento solene reuniu o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, a Diretora do Complexo Hospitalar Souza Aguiar (CHSA), Paula Travassos, a Subsecretária Geral da SMS-Rio, Fernanda Adães, a Diretora da Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, Ana Murai, o coordenador da Rede de Estações OTICS-Rio, Luiz Felipe Pinto, além dos instrutores dos cursos realizados em parceria com o NUFOPEP/RioSaúde e inúmeros profissionais da rede, protagonistas dessa trajetória coletiva.

Durante a celebração, Luiz Felipe Pinto apresentou recortes de pesquisas que marcam a relevância e o impacto da atuação da OTICS-Rio: “Rio 460 anos: Cinco milhões de cariocas com acesso aos serviços de atenção primária”, “Avaliação da Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro: experiência de usuários após quinze anos da Reforma” e “Paquetá vacinada e recenseada: estratégias e resultados da parceria entre o SUS e o IBGE em período pandêmico por COVID-19”.


Mais do que dados e resultados, cada pesquisa reflete o compromisso, a sensibilidade e o empenho de todos que fazem parte dessa história. A cada profissional que acreditou, apoiou e se dedicou a esse projeto, o nosso mais profundo agradecimento. A Rede OTICS-Rio é feita de pessoas e é graças a elas que seguimos fortalecendo a saúde pública carioca.







