Relatório Final “PCATOOL RIO – 2024”

No 1º semestre de 2024, 898 usuários adultos, 961 cuidadores de crianças usuárias dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do Rio de Janeiro e mais 234 gerentes dos mesmos serviços, foram entrevistados por meio do Instrumento de Avaliação da APS, Primary Care Assessment Tool, o PCATool-Brasil. O objetivo era ter um panorama rigoroso, por meio da experiência real dos usuários, do grau de extensão dos atributos essenciais e derivados da APS. A pesquisa teve um desenho de estudo transversal do tipo survey, com amostras aleatórias independentes de usuários (crianças e adultos) dos serviços de APS da cidade do Rio de Janeiro (Clínica da Família, Centro Municipal de Saúde). Para os gerentes de APS foi realizado um censo. Os escores dos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) assim como escore essencial e o escore Geral foram produzidos conforme o manual do instrumento, sendo apresentado com escala variando de 0 a 10. Os escores dos itens foram obtidos pela transformação na escala original do item (variando de 1 a 4) para a mesma escala dos escores (variando de 0 a 10). Um escore acima de 6,6 indica uma elevada qualidade de atenção à saúde no respectivo item/atributo. As unidades Centros Municipais de Saúde obtiveram desempenho superior na avaliação de adultos e crianças que utilizam os serviços de Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro. A experiência de adultos nos serviços foi mais bem avaliada do que a de crianças, embora a proporção de usuários encaminhados para outro especialista tenha sido muito superior no primeiro caso, isto é, a metade dos adultos que fizeram consulta médica nas unidades no 1º semestre de 2024 relataram ter sido encaminhados para outro serviço, o que revela problema de resolutividade na APS. Para a amostra de adultos, os atributos “acesso de primeiro contato / acessibilidade” e “integralidade – serviços prestados” mostraram-se os mais desfavoráveis e contribuíram para diminuir os escores essencial e geral. A “orientação comunitária” e “orientação familiar” também se revelaram atributos em construção. Por outro lado, a “coordenação do cuidado”, “acesso -primeiro contato”, “afiliação” encontram-se em trajetória de qualidade: os escores essenciais e gerais foram quase sempre superiores a 6,0. Não obstante, na amostra de crianças, os atributos “acesso de primeiro contato / acessibilidade” e “integralidade – serviços prestados” mostraram-se mais desfavoráveis e contribuíram para diminuir os escores essencial e geral. A “orientação comunitária” e “orientação familiar” também se revelaram atributos em reconstrução. A “coordenação do cuidado” e o “acesso -primeiro contato” encontram-se em trajetória de qualidade; os escores essenciais e gerais foram quase sempre superiores a 6,0. Por outro lado, os serviços foram sempre melhor avaliados na perspectiva dos gerentes de APS, sendo que os atributos melhores avaliados foram “coordenação do cuidado”, “orientação familiar” e “competência cultural”. Apenas um atributo se demonstrou abaixo do ponto de corte “acesso de primeiro contato”.

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