Integrantes da Rede de Estações OTICS-Rio e do Núcleo de Formação Profissional, Pesquisa e Educação Permanente (NUFOPEP/RioSaúde) reuniram-se nesta sexta-feira, 06/02, no Auditório Ivo Pitanguy, no Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), para alinhar os processos de trabalho e as metas previstas para 2026.


De forma remota, o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Octávio D’Ávila, apresentou a pesquisa Primary Care Assessment Tool (PCATool), com foco na “Avaliação do grau de orientação para a Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos usuários adultos”, realizada em 2025, além de detalhar os objetivos da pesquisa que será desenvolvida em 2026.


Durante a reunião, o coordenador da OTICS-Rio, Luiz Felipe Pinto, apresentou as metas para 2026. A analista de projetos, Fabiane Muniz, destacou as principais ferramentas de Comunicação da OTICS-Rio e seu papel na divulgação de atividades, cursos e eventos, além da importância da comunicação como instrumento de prestação de contas à população. Já a responsável técnica pela articulação dos cursos NUFOPEP/RioSaúde, Janessa Vieira, apresentou a equipe técnica responsável pelos cursos ofertados pela OTICS-Rio, bem como as formações disponíveis para toda a rede SUS carioca. Encerrando as apresentações, o analista de Tecnologia da Informação, Pedro Lyrio, compartilhou as novidades do portal OTICS-Rio.


Ao final do encontro, o supervisor técnico de projetos, Petrúcio Medeiros, anunciou que as estações OTICS-Rio Penha e Madureira foram as vencedoras da votação dos melhores vídeos da OTICS-Rio 2025, que destacou experiências e práticas no SUS. A votação contou com mais de 700 votos e esteve aberta ao público de dezembro de 2025 a janeiro de 2026.

