Paquetá Vacinada

2023

29/julho

A partir de julho/2023, está sendo planejado e desenvolvido um artigo científico a ser submetido a uma revista indexada, relatando a Pesquisa PaqueTA VACINADA.

Encerramento Da Pesquisa PaqueTá Vacinada

No dia de hoje, 05 de maio de 2023, foram apresentados os resultados da Pesquisa Boost-Covid-19, desdobramento da Pesquisa PaqueTA VACINADA. Estiveram presentes o coordenador geral do projeto, Prof. Dr Jose Cerbino Neto, o coordenador do trabalho de campo e assessor da SMS-RJ, Prof. Dr Luiz Felipe Pinto, a coordenadora da AP 1.0, Leila Marino e demais técnicos. da SMS-RJ e membros da equipe de pesquisa.

A Pesquisa PaqueTá Vacinada teve início no ano de 2021, a pesquisa e foi realizada pela SMS-Rio, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para avaliar os efeitos da imunização em larga escala. A primeira etapa do projeto aconteceu em junho do ano passado, quando cerca de 3 mil voluntários moradores da ilha passaram por coleta de sangue. Na sequência, houve vacinação de toda a população local a partir de 18 anos. Com isso, Paquetá foi o primeiro bairro carioca a ter toda sua população adulta alcançada pela vacina e, posteriormente, também os moradores de 12 a 17 anos.

Em seguida a pesquisa deu lugar a Boost Covid, um desdobramento da PaqueTá Vacinada, que acompanhou os participantes ao longo de 1 ano. O estudo foi realizado pela Fiocruz, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Entre os fatores observados na pesquisa estavam a imunogenicidade de reforço por meio de combinação entre imunizantes diferentes, medindo o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados, e a reatogenicidade, ou seja, a avaliação do desenvolvimento de reação adversa à vacina.

 

2022

Primeiro artigo da Pesquisa “PaqueTÁ VACINADA” é publicado em revista científica internacional de alto impacto

O primeiro artigo científico da Pesquisa “PaqueTÁ VACINADA” foi lançado em novembro de 2022 no periódico internacional, indexado no Web of Science com alto fator de impacto, o Frontiers in Public Health. Tendo como líder do grupo o pesquisador principal da Fiocruz, José Cerbino Neto e a equipe de pesquisadores e auxiliares de pesquisa de diversas instituições científicas, dentre elas a UFRJ, PUC-RJ, USP e a UnB.

Concluem os autores: “nosso estudo destaca o impacto positivo da vacinação na imunidade coletiva do COVID-19, mesmo em uma população altamente afetada, ao mesmo tempo em que mostra a superioridade do nível de anticorpos da imunidade híbrida. Também mostra a diferença nos títulos de anticorpos alcançados com diferentes vacinas e como eles diminuem com o tempo, reforçando como esses fatores devem ser considerados ao estimar a eficácia de um programa de vacinação em um determinado momento. Outras análises devem abordar a proteção indireta de grupos não vacinados. Por fim, fornecemos evidências do impacto do aprendizado virtual, uma intervenção não farmacológica, na incidência de infecções por SARS-CoV-2, o que pode ajudar a orientar futuras políticas de saúde pública.”

Leia o artigo em:

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpubh.2022.1017337/full

Conheça um pouco do cenário e do estudo que foi desenvolvido na Ilha de Paquetá, bairro da cidade do Rio de Janeiro, no vídeo abaixo.

2021

Pesquisa Paquetá Vacinada

A Pesquisa “Avaliação do Impacto da Vacinação contra SARS-CoV-2 com a Vacina ChAdOx1 nCov-19 (Fiocruz/AstraZeneca) na Epidemiologia da COVID-19 na Ilha de Paquetá”, – “PaqueTÁ Vacinada” foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e pelo Comitê de Ética da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (CEP – SMS/RJ) no mês de junho de 2021. 

Tem como principais patrocinadores a própria SMS-RJ e a FIOCRUZ e conta com equipe técnica de pesquisadores de outras instituições como a UFRJ. Tem como principal investigador responsável o Prof. Dr. José Cerbino Neto (cerbino@fiocruz.br). As vacinas foram doadas pela Fiocruz e teve como população de estudo, a população-residente do bairro da Ilha de Paquetá, um dos 160 bairros que compõem o município do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo clínico que tem como objetivo principal avaliar o impacto da vacinação contra a COVID-19 no referido bairro. A duração do estudo é estimada para o período de 12 meses após o início do recrutamento. O número estimado de residentes em Paquetá é de cerca de 4 mil pessoas.

Conheça um pouco mais da Pesquisa, acessando os vídeos produzidos pela equipe técnica da pesquisa: