Na manhã desta quarta-feira, 29/11/2023, ocorreu no Laboratório da Estação Otics-Rio Catete, a finalização da Oficina de Territorialização do Centro Municipal de Saúde (CMS) Manoel José Ferreira AP 2.1. Conduzida por Danielle Guimarães, responsável pela Otics-Rio Catete, a parte final do evento contou com a participação dos agentes comunitários de saúde das equipes da unidade, juntamente com a diretora do CMS, Márcia Mattos e Eduardo Queirolo do Georreferenciamento da Divisão de Informação Controle e Avaliação (DICA) – CAP 2.1.
No início, foi feito uma breve capacitação que detalhou o conceito de territorialização na Atenção Básica em Saúde, destacando a importância de identificar as características específicas da comunidade e planejar estratégias de assistência apropriadas. Em seguida, foi apresentado o programa Google Earth Pro como um recurso essencial para o georreferenciamento na elaboração de mapas de territorialização.
O Google Earth é um programa que apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, desenhar polígonos sobre as áreas, entre outros.
O objetivo do trabalho é a delineação das microáreas dos territórios da Atenção Básica à Saúde, processo social e político importante para a realização dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Processo fundamental para identificação das necessidades de saúde da população, planejamento e ações de saúde, contemplando uma assistência com integralidade, um dos princípios mais importantes do SUS.