A Atenção Primária à Saúde (APS) recebeu o palestrante internacional Dr. Luís Pisco, atual presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), no dia 3 de novembro, para o Ciclo de Debates que teve como temática ‘O futuro dos cuidados de saúde primários em Lisboa e Vale Tejo’.
A mesa de abertura contou também com Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Ana Luíza Caldas, Subsecretária de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV) e Luiz Felipe Pinto, Assessor da SMS-Rio.
De acordo com o Dr. Daniel Soranz, “todos já sabem mas não custa lembrar que a reforma de cuidados primários em Portugal, inspirou muito o modelo da reforma da Atenção Primária no Rio de Janeiro. Tivemos uma reforma que consideramos exitosa de acesso importante e melhoria de cuidado clínico”.
Segundo Ana Luíza Caldas, “o evento é um marco para APS, por se tratar da primeira palestra presencial da rede, desde o início da pandemia da covid-19. Uma conquista que tornou-se possível devido grande parte da população estar vacinada com as duas doses contra a doença”.
A plateia/ telespectadores tiveram espaço para fazerem perguntas ao palestrante, num momento de troca de experiências de gestão de capital humano e processos em ambas realidades.
Acesse aqui o link do Youtube para assistir a transmissão completa.
Pdf da apresentação: Luis Pisco Brasil