Em 16 de julho de 2024, após o lançamento do edital no primeiro semestre, a ENSP/Fiocruz divulgou os resultados da quarta e última etapa dos candidatos à 1ª turma de Doutorado Profissional – perfil APS (DPAPS) de seu Programa de Pós-Graduação Strictu Senso.
Conforme Edital, nessa 1ª turma, haverá divisão entre dois perfis de alunos na mesma turma: o perfil será formado por servidores da Fiocruz e o perfil 2 – por profissionais da APS da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ).
A parceria com a SMS-RJ existe desde 2009, quando essa fomentou junto a ENSP/Fiocruz a primeira turma do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (MPAPS). Desde então, mais de 100 profissionais da rede SUS carioca já concluíram o MPAPS.
O Edital especificou duas áreas de concentração, Políticas Públicas, Gestão e Cuidado em Saúde e Vigilâncias e Avaliação em Saúde. No primeiro caso, com as linhas de pesquisa: 1) Atenção Primária à Saúde, 2) Cuidado, Processos de Trabalho e Práticas em Saúde, 3) Desenvolvimento, Políticas Públicas e Sistemas de Saúde, 4) Direitos Humanos e Saúde, 5) Educação, Comunicação em Saúde e Cultura, 6) Planejamento e Gestão em Saúde, 7) Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Saúde. No segundo caso, 1) Determinação Social dos Processos Saúde-Doença: Produção, Trabalho, Território, 2) Epidemiologia das Condições Crônicas Não Transmissíveis e dos Ciclos de Vida, 3) Epidemiologia de Doenças Transmissíveis, 4) Informação e Saúde, 5) Monitoramento e Avaliação em Saúde, 6) Saúde, Trabalho e Ambiente, 7) Vigilância em Saúde.