A 64ª turma do Curso de Interpretação de Eletrocardiograma para Médicos – IEMED, foi ministrada nesta terça-feira, 24 de setembro de 2024, na Estação OTICS-Pinel, localizada nas dependências do Instituto Municipal Philippe Pinel em Botafogo – RJ. IEMED é um curso teórico-prático próprio, criado pela Secretaria Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro (SMS-RJ) e desenvolvido em parceria com alguns Centros de Estudo e com o Núcleo de Formação Profissional, Pesquisa e Educação Permanente (NUFOPEP/RioSaúde), que se destina a atualização e aperfeiçoamento de médicos para interpretação do eletrocardiograma em seu próprio ambiente de trabalho. É uma oportunidade de formação dos profissionais da atenção primária à saúde (APS) e tem a missão de auxiliar o médico na interpretação das situações mais comuns de atendimento na APS.
A interpretação adequada de um eletrocardiograma fornece dados clínicos essenciais para a tomada de decisão, podendo descartar qualquer distúrbio cardioelétrico.
Saber como interpretar um eletrocardiograma é primordial para afastar ou confirmar o diagnóstico correto de cardiopatias em exames de rotina ou em casos de atendimento a pacientes em prontos-socorros e hospitais.
A atividade contou com a presença de oito médicos, lotados nas seguintes unidades: CMS Mário Olinto Oliveira, CF Fiorello Raymundo, CF Maria de Azevedo Rodrigues Pereira, CF Joaozinho Trinta, CF Faim Pedro, CF Helena Besserman Vianna, CMS Nagib Jorge Farah e Hospital Municipal Rocha Maia.
Endereço da OTICS-Rio IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.