A OTICS Rio Sepetiba em parceria com a DVS (Divisão Vigilância em Saúde) e a CAP 5.3, realizaram no dia 22 de Janeiro de 2025 a oficina de Territorialização da Ap 5.3 no CMS Emydio Cabral. A visita teve como objetivo, colaborar com a revisão dos mapas das equipes da unidade. O responsável pelo georreferenciamento Anderson Barros juntamente com o gerente da Otics Rio Sepetiba Ricardo Fernandes, com o apoio da diretora da unidade Vera Lucia e o auxílio dos ACSs responsáveis pelas suas respectivas áreas de atuação, refizeram e atualizaram os trajetos dentro da necessidades das equipes que compõe a área do CMS Emydio Cabral.
O propósito fundamental no processo de territorialização foi permitir e identificar as prioridades em termos de problemas nas áreas de atuações dos Agentes comunitários de saúde e atualizar, corrigir e otimizar o trabalho do colaborador. Com isso busca entender como fatores locais afetam a saúde da população, permitindo a identificação de necessidades específicas e a alocação adequada de recursos e serviços de saúde. Isso inclui a análise de indicadores de saúde, como incidência de doenças, acesso a serviços médicos e condições socioeconômicas, dentro de áreas geográficas delimitadas.
Foram feitas atualizações nas equipes que foram observadas a necessidade , e todos os colaboradores contribuíram para a construção dos mapas de atuação em suas respectivas microáreas.
Essa colaboração entre OTICS Rio, DVS e CAP 5.3 demonstra o compromisso com a melhoria constante na prestação de serviços de saúde e na identificação das necessidades das comunidades atendidas.
O Google Earth Pro é uma versão avançada do Google Earth, um programa desenvolvido pela Google que permite aos usuários explorar o mundo através de imagens de satélite e mapas em 3D.
Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Instagram: OTICS-Rio Sepetiba
Instagram: CAP 5.3
Planejamento traçando crescimento e gerando conhecimento!
Ricardo Fernandes
Gerente Otics Rio Sepetiba