Finalização dos mapas da AP 3.2

Integrantes da OTICS Sede promoveram vinte e duas oficinas de territorialização para gerentes, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde dos Centros Municipais de Saúde (CMS) e Clínicas da Família (CF) da Área de planejamento (AP) 3.2, que conta com as unidades de saúde: CF Herbert de Souza, CF Sérgio Nicolau Amin, CF Luiz Célio Pereira, CF Olga Pereira Pacheco, CF Amélia dos Santos Ferreira, CF Erivaldo Fernandes Nobrega, CMS Rodolpho Rocco, CF Bibi Vogel, CMS Antenor Nascentes, CMS Tia Alice, CF Bairro Carioca, CF Barbara Starfield, CF Izabel dos Santos, CF Cabo Edney Canazaro de Oliveira, CMS Renato Rocco, CMS Ariadne Lopes de Menezes, CMS César Pernetta, CMS Dr Carlos Gentile de Mello, CMS Eduardo Araújo V. Leite, CMS Milton Fontes Magarão, CF Emygdio A. C. Filho, CF Anthidio D. da Silveira e CF Anna Nery.

A atividade teve como objetivo a redividisão de seis microáreas por equipe para compor os Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária em Saúde do Município do Rio de Janeiro (CEMAPS-RJ) no 2º semestre de 2022 junto com todas as outras áreas do município do Rio de Janeiro.

“O apoio da OTICS nas oficinas de territorialização tornou a tarefa leve para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Essa atividade reacendeu o desejo de entender o território e a divisão por área. A chegada de novos ACS’s e a redivisão de seis microáreas por equipe resultará em visitas mais qualificadas aos usuários. Situação favorável, especialmente no Jacarezinho, que é uma área vulnerável e que precisa de um acompanhamento bem de perto”. Apontou Cyntia Guerra, Gerente da CF Anthidio D. da Silveira.

“Apoiamos o processo através de encontros na CAP 3.2 para discussão e ajustes dos Territórios microárea, estimulando as possibilidades de construção na perspectiva da organização dos serviços de saúde e do processo de trabalho das equipes de saúde da família. Consideramos que a Oficina de Territorialização retomou a integração do processo ensino aprendizagem ao processo de trabalho.  A redivisão de seis microáreas por equipe, através do Google Earth promoveu oportunidades de reconhecimento, análise e discussão sobre o espaço-território de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde”. Ressaltou Flávio Augusto, da Divisão de Ações Programas de Saúde (DAPS).

Segue abaixo a demarcação das seis microáreas da AP 3.2: