As oficinas de territorialização da AP 4.0 foram destinadas a gerentes, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos Centros Municipais de Saúde (CMS) e Clínicas da Família (CF) e contaram com a participação de 21 unidades de saúde, dentre elas: CMS Jorge Saldanha B. de Melo, CF Gerson Bergher, CMS Newton Bethlem, CMS Santa Maria, CMS Álvaro Ramos, CMS Hamilton Land, CF José Neves, CF Lourival Francisco de Oliveira, CF Otto Alves de Carvalho, CF Helena Besserman Viana, CMS Harvey Ribeiro de S. Filho, CMS Cecília Donnangelo, CMS Novo Palmares, CF Maury Alves de Pinho, CMS Raphael de Paula Souza, CF Maicon Siqueira, CF Padre José de Azevedo Tiúba, CF Bárbara Mosley de Souza, CF Padre Marcos Vinicius M. Vieira, CMS Itanhangá e CF José de Souza Herdy.
A atividade foi conduzida na Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento (CAP) 4.0 com participação de Luiza Silva da Divisão de Ações Programas de Saúde (DAPS), apoio e supervisão dos colaboradores da OTICS-Rio Gustavo Ferreira e Marlon Nascimento.
“As oficinas de territorialização são de suma importância para o trabalho dos ACS’s e, consequentemente, para a Atenção Básica, pois capacita ainda mais tais profissionais, incentivando-os a conhecer melhor a área programática, os aspectos ambientais, sociais, demográficos e econômicos, entendendo suas necessidades e possibilitando o melhor planejamento das ações em saúde. O apoio e a parceria da OCTS foram primordiais nesse processo, pois nos ajudou na capacitação pra utilização da ferramenta Google Earth, que nos possibilitou fazer a projeção das 6 microáreas por equipe que irão compor os novos Mapas da Atenção Primária. Já estamos no aguardo de outros convites para novas atividades”. Ressaltou a ACS da CF Gerson Bergher, Shirlei Gonçalves.
Segue abaixo a demarcação das seis microáreas de cada unidade da AP 4.0: