CURSO DE DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

“A cada três minutos uma criança morre de câncer e a cada ano, mais de 400.000, com idades entre 0 e 19 anos são diagnosticadas com câncer em todo o mundo.

No Brasil, são esperados 4.310 casos novos no sexo masculino e 4.150 para o sexo feminino, para cada ano do triênio 2020-2022, tornando o câncer infanto-juvenil líder no ranking de causas de mortes, por doença, em crianças e adolescentes, entre 0 a 19 anos, com 2.554 mortes, sendo 1.423 para o sexo masculino e 1.131 para o sexo feminino.

Diferentemente dos cânceres dos adultos que podem ser prevenidos, as causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas. Mas, graças aos progressos significativos das pesquisas clínicas e tratamentos, cerca de 80% das crianças e adolescentes diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, podem ser curados.

Os cânceres de crianças e adolescentes são considerados mais agressivos e se desenvolvem rapidamente. Por outro lado, os pacientes infantis respondem melhor ao tratamento e as chances de cura são maiores, se comparado com o público adulto.”

Desse modo, considerando o câncer infantojuvenil como uma questão de saúde pública, o Instituto Desiderata realizou, no Instituto Municipal Philippe Pinel, o curso Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, o qual visa qualificar profissionais da Atenção Básica com os conhecimentos  essenciais para que o diagnóstico ocorra de forma precoce e oportuna.

 

Apoio: Otics-Rio

Fonte: SAÚDE, Ministério da. 23/11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. In.: Biblioteca Virtual em Saúde.