Boost COVID 19 – 2023

No dia de hoje, 05 de maio de 2023, foram apresentados os resultados da Pesquisa Boost-Covid-19, desdobramento da Pesquisa PaqueTA VACINADA. Estiveram presentes o coordenador geral do projeto, Prof. Dr Jose Cerbino Neto, o coordenador do trabalho de campo e assessor da SMS-RJ, Prof. Dr Luiz Felipe Pinto, a coordenadora da AP 1.0, Leila Marino e demais técnicos. da SMS-RJ e membros da equipe de pesquisa.

A Pesquisa PaqueTá Vacinada teve início no ano de 2021, a pesquisa e foi realizada pela SMS-Rio, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para avaliar os efeitos da imunização em larga escala. A primeira etapa do projeto aconteceu em junho do ano passado, quando cerca de 3 mil voluntários moradores da ilha passaram por coleta de sangue. Na sequência, houve vacinação de toda a população local a partir de 18 anos. Com isso, Paquetá foi o primeiro bairro carioca a ter toda sua população adulta alcançada pela vacina e, posteriormente, também os moradores de 12 a 17 anos.

Em seguida a pesquisa deu lugar a Boost Covid, um desdobramento da PaqueTá Vacinada, que acompanhou os participantes ao longo de 1 ano. O estudo foi realizado pela Fiocruz, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Entre os fatores observados na pesquisa estavam a imunogenicidade de reforço por meio de combinação entre imunizantes diferentes, medindo o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados, e a reatogenicidade, ou seja, a avaliação do desenvolvimento de reação adversa à vacina.

 

A SMS articula parceria com vários diferentes setores a fim de multiplicar esforços para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população da cidade do Rio de Janeiro. Suas iniciativas colaboram para promover a equidade, a promoção e proteção específica de saúde, objetivando sempre a busca de vida mais saudável para a população.
As atividades e produtos apresentados pelo projeto de pesquisa BoostCovid-19, como:

1) centrifugacao de sangue coletado para envio para laboratório
2) preparacao para coleta de sangue da visita 5
3 e 4) última visita/coleta de sangue do participante
5) ligacoes de contato para evitar perda de seguimento de participantes agendados para última coleta de sangue no estudo (visita 5), refletem o esforço coletivo para qualificação permanente da Atenção Primária à Saúde e a promoção e proteção específica do cidadão da cidade do Rio de Janeiro.

 

Em março/2023, o estudo segue com apoio da Monitoria realizada pelos técnicos da Pesquisa, buscando retorno e seguimento dos mesmos para evitar perda da amostra.

Monitoria da Equipe de Pesquisa sendo realizada

Técnica da pesquisa realizando a centrifugação do material coletado pela Pesquisa Coleta de material da Pesquisa Boost-COVID-19