Terapeutas da Vida

Terapeutas da Vida

Foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uma pesquisa de grande relevância. Esta pesquisa faz parte de um estudo multicêntrico realizado em dez localidades do país cujo título é: IDOSOS DEPENDENTES E SEUS CUIDADORES. O estudo foi realizado pelas pesquisadoras Maria Cecília de Souza Minayo, Patrícia Constantino, Raimunda Matilde do Nascimento Manga e Telma Freitas da Silva Pereira, e teve como objetivo saber como estão os cuidados oferecidos aos idosos pela assistência primária à saúde por meio dos agentes comunitários; saber se esses cuidados são suficientes para promover uma velhice saudável e atender os idosos que perderam sua autonomia e estão dependentes; saber o que os Agentes Comunitários de Saúde conhecem sobre o assunto, tratam-no em suas atividades cotidianas e que dificuldades encontram frente às atividades que desempenham em relação ao objeto de estudo.

No decorrer da pesquisa, foram realizadas 10 rodas de conversa com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das 10 áreas de planejamento do município do Rio de Janeiro. Essas rodas foram uma estratégia relevante para coletar informações e percepções diretas dos profissionais envolvidos na assistência aos idosos dependentes. Por fim, chegou-se à conclusão a urgente necessidade de uma política de proteção à pessoa idosa dependente, além de destacar a importância de medidas específicas para atender às necessidades desses indivíduos e garantir que recebam os cuidados adequados.

A proposta de envolver todos os atores sociais, incluindo profissionais de saúde, cuidadores, estudiosos do tema e gestores, na discussão e formulação da política é crucial. A abordagem participativa e multidisciplinar pode garantir que a política seja abrangente, eficaz e implementável na prática. Além disso, destaca a importância de uma abordagem integrada que considere não apenas os cuidados físicos, mas também os aspectos sociais, emocionais e psicológicos relacionados ao envelhecimento e à dependência.

Clique aqui e acesse mais informações sobre a pesquisa:
Terapeutas da Vida: Agentes Comunitários de Saúde Frente a Idosos e Vulneráveis

Dia Histórico para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro

A Prof. Dra Maria Cecília Minayo e sua equipe da Fiocruz apresentaram nesta quinta, 14/12, no auditório térreo da ENSP/Fiocruz, os principais resultados da Pesquisa “Terapeutas da Vida: agentes comunitários de saúde (ACS) frente a idosos e vulneráveis”. Na ocasião estiveram presentes ACS’s e gerentes de várias áreas da cidade.

Acesse aqui: Apresentação da Prof. Dra Cecilia

contador de acessos
ip da redeVISITANTES